
O Pavilhão do Complexo Desportivo de Alcabideche foi sancionado com um jogo à porta fechada no escalão de Sub-13 (Infantis), na sequência de incidentes ocorridos durante um encontro de futsal disputado naquele recinto.
De acordo com a deliberação do Conselho de Disciplina (CD) da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), o Grupo Desportivo Estoril Praia foi multado em 153 euros, ao abrigo do artigo relativo à invasão do terreno de jogo ou à ocorrência de distúrbios com reflexo grave no decurso de um jogo oficial, sanção que determinou igualmente a realização de um jogo à porta fechada.
Na mesma decisão, o CCCD – Clube de Carnaxide de Cultura e Desporto foi sancionado com uma multa de 45 euros, ao abrigo do artigo referente a comportamento incorreto do público.
O Complexo Desportivo de Alcabideche, gerido pela Junta de Freguesia de Alcabideche, é o pavilhão registado pelo Estoril Praia como recinto considerado “visitado” para a realização de jogos em todos os escalões das competições organizadas pela AFL, podendo, no entanto, não ser o local escolhido pelo clube para o cumprimento do jogo à porta fechada.
A decisão disciplinar foi deliberada em reunião do Conselho de Disciplina a 17 de dezembro, tendo sido tornada pública através de comunicado oficial datado de 19 do mesmo mês.
Segundo foi possível apurar, o encontro esteve interrompido durante cerca de sete minutos, devido aos acontecimentos registados nas bancadas e na zona envolvente ao terreno de jogo, interrupção essa que esteve na origem da aplicação do castigo considerado pesado por parte do órgão disciplinar.
No seguimento do sucedido, o LOCAL e a Rádio AlcabidecheFM contactaram ambos os clubes envolvidos. Fontes pr
próximas do futsal do Estoril Praia esclareceu que, durante o encontro, “adeptos do Carnaxide insultaram os nossos atletas”, acrescentando ainda que “houve uma tentativa de agressão a um militar da GNR que se encontrava a assistir ao jogo”. Na mesma resposta, o clube refere também que “o árbitro da partida ordenou que o treinador da equipa da casa, [Vanessa Batista], se sentasse no banco”.
Até ao fecho desta edição, o CCCD – Clube de Carnaxide de Cultura e Desporto não respondeu aos pedidos de esclarecimento enviados.
O encontro foi dirigido pelo árbitro Eduvandro Infei e dizia respeito à 9.ª jornada da 3.ª Divisão de Sub-13 (Infantis), Série 5, tendo terminado com a vitória do Carnaxide por 4-3 frente ao Estoril Praia.
RICARDO PINHEIRO JORGE