• Domingo, 21 Dezembro 2025

Violência doméstica debatida em escola de Loures

CML

O auditório da Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, em Loures, acolheu um debate sobre a minissérie Casa-Abrigo, que estreou, no passado mês de outubro na RTP1. Escrita e realizada por Márcio Laranjeira, Casa-Abrigo inspira-se em histórias reais e, ao longo de seis episódios (disponíveis em RTP Play) acompanha a vida de Vera, Madalena, Conceição e Gabriela, vítimas de violência doméstica, interpretadas pelas atrizes Maria João Pinho, Leonor Silveira, Filomena Gigante e Rita Cabaço. 

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Loures, através do Espaço Vida – equipamento onde as vítimas de violência doméstica podem usufruir de um atendimento especializado e multidisciplinar – teve como objetivo proporcionar um espaço de diálogo sobre a temática da série e a partilha de ideias entre participantes e convidados.

CML

Além do realizador, o debate, que foi alternando com a visualização de excertos da série, contou com a presença de Maria Francisca Fé, Procuradora, Rúben Marquês, agente da PSP, Ana Gaspar, psicóloga e diretora de uma casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica, Leonor Silveira, atriz da série Casa-Abrigo, e de Patrícia, vítima de violência doméstica que aceitou dar o seu testemunho.

Foram identificados vários obstáculos que persistem e dificultam a obtenção de justiça por parte das vítimas, tais como a existência de medidas de coação que não protegem eficazmente a vítima; a centralidade excessiva na prova testemunhal; a lentidão do sistema judicial em contraste com a urgência da vítima, entre outros aspetos.

No final, Márcio Laranjeira, dirigindo-se ao público, constituído maioritariamente por jovens estudantes, lembrou que “todos nesta sala são potenciais vítimas e agressores. Mas lembrem-se, sobretudo, que não têm de ficar no papel de vítima. Os que já estão a passar por isso, aproveitem estes espaços para pensar, vejam a série e percebam até onde estas situações podem chegar”.

O Espaço Vida de Loures reforça a importância de continuar a sensibilizar para esta forma de violência doméstica e recorda que presta apoio gratuito e confidencial:

𝐄𝐬𝐩𝐚𝐜̧𝐨 𝐕𝐢𝐝𝐚 - 𝐑𝐞𝐬𝐩𝐨𝐬𝐭𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐠𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐀𝐩𝐨𝐢𝐨 𝐚̀ 𝐕𝐢́𝐭𝐢𝐦𝐚

800 500 333 - Linha de apoio gratuita, disponível todos os dias úteis, das 9h00 às 20h00

Atendimento presencial (marcação prévia) – dias úteis, das 9h00 às 17h30

Artigo Anterior
“Fundo Verde de Apoio às…

Relacionados