
As Finais Mundiais de Remo de Praia e o Campeonato do Mundo de 2027 serão realizados em Oeiras, enquanto a edição de 2028 acontecerá em Antalya, Turquia, após decisão do Conselho Mundial de Remo, anunciou esta quarta-feira a World Rowing, federação internacional da modalidade.
A competição volta a Oeiras, que em 2021 tinha acolhido a sua organização, mas desta vez com a novidade histórica de ser palco da qualificação olímpica, um ano antes da disciplina de Remo de Mar fazer a estreia no programa desportivo dos Jogos Olímpicos, em Los Angeles 2028.
“A atribuição das Finais Mundiais de Remo de Praia de 2027 e 2028 reflete tanto a confiança em anfitriões experientes como a nossa visão a longo prazo para o desenvolvimento do Remo de Praia”, considerou o presidente da World Rowing, Jean-Christophe Rolland.
Em 2025, a dupla portuguesa Afonso Costa-Patrícia Batista (na imagem) sagrou-se campeã da Europa de Remo de Mar (“beach sprint”) e foi 4.ª classificada no Mundial, tendo no horizonte os Jogos Olímpicos Los Angeles 2028.