
O esgrimista Miguel Frazão conquistou, este sábado, a medalha de ouro no Torneio Satélite de Barcelona, na disciplina de espada, ao derrotar na final o estónio Sten Priinits por 15-9.
Esta conquista surge menos de um mês depois de o atleta, natural de Cascais, ter vencido o Flemish Open, em Gent, na Bélgica.
Em Barcelona, Miguel fez a competição sem sofrer qualquer derrota. Na fase de grupos, venceu os cinco combates disputados, garantindo passagem direta ao quadro principal.
Já nas eliminatórias, o português foi superior a todos os adversários: venceu o espanhol Aleix Gisbert (15-6) na ronda de 128, o ucraniano Maksym Gula (15-4) nos 64 avos e o jordano Iyad Odeh (15-8) nos 32 avos de final.
Nos oitavos de final, superou o norte-americano Ian Sanders (15-13), antes de eliminar o venezuelano Ruben Gascon (15-6) nos quartos. Nas meias-finais, bateu o estónio Oliver Laasik por 15-13, garantindo presença na final, onde se impôs novamente a um esgrimista da Estónia, Sten Priinits, por 15-9.
Após a cerimónia de pódio, o atleta português mostrou-se satisfeito com o resultado:
"Estou muito contente com mais uma vitória num torneio satélite, foi a segunda este ano e isso deixa-me confiante em relação ao trabalho que tenho feito. O dia foi longo e consegui superar vários desafios. Foi no facto de procurar estratégias novas quando estava a perder e tinha de recuperar que fiz a diferença, o que acabou por determinar a minha vitória."
A presença portuguesa em destaque não se limitou a Miguel. Filipe Frazão, irmão do vencedor, também teve uma excelente prestação, terminando no 5.º lugar, depois de alcançar os quartos de final, onde foi eliminado precisamente pelo finalista estónio Sten Priinits (15-13).