
Foi inaugurada, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, a exposição Deveres Humanos, que marcou o início das comemorações do 24.º aniversário desta biblioteca municipal. “Damos início às celebrações dos 24 anos da Biblioteca Municipal José Saramago”, referiu na ocasião a vice-presidente da Câmara Municipal de Loures. “Um equipamento municipal que é muito mais que uma casa de livros, são locais onde se contam histórias e onde o nosso imaginário voa”.

Sónia Paixão reiterou que se trata de um equipamento municipal que “queremos que seja vivenciado todos os dias pela nossa comunidade”, porque “trabalha para um público dos 0 aos 100 anos”. A inauguração contou com a presença de jovens alunos do IPTrans e do coro de seniores da Academia dos Saberes.
Uma exposição que pretende promover a proposta de Declaração de Deveres Humanos, através de uma ideia gerada a partir do discurso de José Saramago, quando foi distinguido com o Prémio Nobel da Literatura, complementada com fotografias de Gervasio Sánchez, e que reflete o apelo do escritor à responsabilidade individual e coletiva, sintetizado na sua célebre frase: “Tomemos, então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa.”
Para visitar até 11 de janeiro de 2026, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.
