
Arranca esta quinta-feira e termina no dia 2 de novembro o Amadora BD, Festival Internacional de Banda Desenhada e um dos maiores acontecimentos no panorama cultural nacional e marca presença no calendário bedéfilo internacional, afirmando-se como um dos eventos da 9.a arte mais participados em Portugal.
Enquanto Festival Internacional, a sua intenção é promover, anualmente, o melhor do universo da banda desenhada mundial, reunindo na Área Metropolitana de Lisboa os mais distintos autores e representantes deste género literário.
Nesta 36.ª edição, o Amadora BD apresenta, no Núcleo Central situado no Parque da Liberdade, exposições individuais que celebram as carreiras de grandes criadores de banda desenhada, como Paco Roca, Luis Louro e Fábio Moon & Gabriel Bá. Ainda no Núcleo Central, está também confirmada a presença de heróis que celebram os seus aniversários em 2025 – 150 Anos de Zé Povinho, 85 Anos de Spirit, 75 Anos da série Peanuts e 65 Anos da Liga da Justiça – e exposições que nos revelam envolventes e impactantes histórias de mulheres – Radium Girls, de Cy e O Corpo de Cristo, de Bea Lema.
A Galeria Municipal Artur Bual acolhe duas exposições retrospetivas de Alice Geirinhas e Diniz Conefrey, ficando a Bedeteca reservada para o álbum vencedor do Prémio Revelação na edição de 2024 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora: Amor, de Filipa Beleza.
A gaming arena, inaugurada em 2022, mantém-se com um espaço alargado e como sempre com as últimas novidades do universo dos videojogos e cultura pop.