• Sexta-feira, 19 Dezembro 2025

Gala do Desporto da Amadora 2025 destaca, esta terça-feira, os melhores agentes desportivos do ano

O Cineteatro D. João V recebe, esta terça-feira (21h00), mais uma Gala do Desporto da Amadora, cerimónia que visa distinguir os agentes desportivos locais que mais se destacaram na época 2024/2025.

Nesta cerimónia serão entregues diversos prémios desde troféus “Amadora Desporto” para conquistas nacionais e internacionais, Troféus de Distinção “Amadora Desporto” em categorias como Atleta Masculino/Feminino, Equipa, Treinador e Esperança, até menções honrosas para atletas ou outros agentes desportivos com ligação à Amadora.

Os nomes já confirmados para receber o Prémio Prestígio “Amadora Desporto” deste ano são Ricardo Fernandes (Kickboxing) e Rui Borges (Futebol), em reconhecimento pelos seus percursos de excelência e ligação ao concelho.

Ricardo Fernandes, nascido e criado na Amadora, iniciou-se no boxe aos 14 anos e tornou-se campeão nacional de iniciados ainda muito jovem. Depois de integrar a equipa de boxe do Sporting Clube de Portugal, onde conquistou títulos nacionais e a Taça de Portugal, elegeu o kickboxing como modalidade principal. Ao serviço da Seleção Nacional nesta modalidade venceu a Copa do Mundo WAKO no Brasil, conquistou bronze no Mundial de Muay Thai na Tailândia e prata no Europeu de Fullcontact em Portugal.

Como atleta do VR Fight Team, acumulou títulos nacionais, europeus e mundiais em várias vertentes do kickboxing e full contact. Regressou ao Sporting em 2014 como lutador consagrado e, nesse mesmo ano, tornou-se Campeão do Mundo da WKF, chegando a disputar duas finais no mesmo dia.

Além do kickboxing, destacou-se também no boxe, tornando-se campeão nacional em 2015 e defendendo com sucesso o título profissional em 2017. Em K1, sagrou-se Campeão Europeu ISKA em 2015. Conhecido pelo uso de calções com o símbolo do Super-Homem, ganhou entre amigos essa alcunha — reflexo de uma carreira marcada por múltiplas conquistas nacionais e internacionais.

Rui Borges iniciou-se no futebol aos 10 anos no Estrela da Amadora, lançando uma carreira que o levou a disputar 10 épocas e mais de 200 jogos na 1.ª Liga, representando clubes como Boavista, Belenenses, Alverca, Trofense e Vizela. Foi campeão da 2.ª Liga pelo CD Trofense, um dos seus maiores marcos enquanto jogador.

Após terminar a carreira, dedicou-se à gestão e direção desportiva, passando por Boavista, FC Famalicão, Estoril Praia e Vitória SC, onde liderou projetos de formação. No FC Famalicão conquistou o título nacional de Sub-19 como Diretor Geral da Formação. Atualmente é Diretor Desportivo do ZED FC, no Egito, academia reconhecida como a melhor de África. Com formação pela Federação Portuguesa de Futebol, tem conjugado experiência, estratégia e liderança com um forte foco no desenvolvimento humano.

Artigo Anterior
Mais de 9.700 triagens respiratórias…
Artigo Seguinte
Cascais aprova Pacote Fiscal Municipal…

Relacionados