
Em novembro, a programação Sintra PH30 continua a celebrar o trigésimo aniversário da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade pela UNESCO com experiências originais que trazem aos jovens novas perspetivas sobre este património excecional.
Para os mais aventureiros, a proposta é uma atividade de geocaching na Vila Sassetti, em plena Serra de Sintra. Para os curiosos, há três visitas exclusivas aos bastidores do Palácio Nacional de Sintra, que permitem descobrir a sua extraordinária coleção de azulejos hispano-mouriscos; a forma como a sua arquitetura evoluiu ao longo dos séculos; e as vidas ocultas que por ali passaram.
No fim de semana de 8 e 9 de novembro, a aventura através da Paisagem Cultural de Sintra acontece em dinâmica de geocaching, num dos recantos mais belos e menos conhecidos da Serra. Sozinhos ou em equipa, os participantes são desafiados a descobrir as cinco caches escondidas em torno da Vila Sassetti, responder aos quizzes, ganhar avanço com a cache extra e celebrar a sua perícia no convívio no Palácio Nacional de Sintra, com prémios e doces tradicionais da região.
A atividade, integrada na tipologia de atividade Heritage Sports, tem a duração aproximada de duas horas e realiza-se em diversos horários entre as 10h00 e as 16h00.

A 15 e 16 de novembro, sábado e domingo, respetivamente, a programação Sintra PH30 propõe três visitas exclusivas Open Heritage: Cores e Formas de Influência Islâmica para um Palácio Cristão, O Tempo e o(s) Paço(s) e Vidas Ocultas que prometem dar a conhecer o Palácio Nacional de Sintra de uma forma nova, proporcionando, também, ao público o acesso a áreas habitualmente excluídas do percurso expositivo.
A primeira destas visitas — Cores e Formas de Influência Islâmica para um Palácio Cristão —, a 15 de novembro, às 10h30, desvenda um dos maiores conjuntos de azulejos aplicados da Europa, que serviram para revestir e embelezar pavimentos e, sobretudo, paredes no Paço de Sintra. Passando por espaços públicos e de acesso reservado, o percurso proposto permite um contacto próximo com estes objetos funcionais, ornamentais e de caráter arquitetónico, testemunho da história e da evolução dos azulejos dos séculos XV e XVI em Portugal.
Ainda no sábado, mas às 15h00, a visita O Tempo e o(s) Paço(s) revela as diferentes camadas históricas do Palácio, a forma como foi habitado ao longo do tempo e como a junção de várias "casas" e paços de diferentes épocas deu origem ao que hoje é conhecido como o Paço de Sintra, que tem mais de mil anos de história.
No domingo, 16 de novembro, às 10h30, a visita Vidas Ocultas percorre os recantos mais secretos do Palácio Nacional de Sintra, mostrando espaços habitualmente vedados ao público e abordando histórias que ficaram à margem dos grandes relatos da História.
A programação SINTRA PH30, que decorre ao longo de 2025, é composta por atividades exclusivas e tem como grande objetivo aproximar os jovens do património cultural, proporcionando-lhes experiências de exploração da natureza e dos monumentos de Sintra repletas de aventura, mistério e diversão.