O envelhecimento foi tema de debate em Loures, uma interessante iniciativa promovida pela autarquia no âmbito da iniciativa “Viver a Idade Maior”. “Envelhecimento: Desafios e oportunidades face à reconfiguração da sociedade” foi tema que suscitou grande interesse na plateia bem composta do auditório do Centro Comercial da Portela.

No encontro debateram-se políticas, práticas e cuidados no contexto do “Ageing in place” (Envelhecer em casa e na comunidade), através de três painéis dedicados aos territórios, à intervenção profissional e às boas práticas no setor social. O “Ageing in place” constitui o princípio central do paradigma de envelhecimento ativo e saudável definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O conceito traduz-se na capacidade de cada pessoa continuar a viver na sua casa e comunidade ao longo do tempo, com segurança, conforto e autonomia.
O programa do encontro incluiu três painéis temáticos: “Reconfiguração dos territórios e das políticas públicas”; “Reconfiguração das práticas profissionais e dos modelos de intervenção”; e “Disseminação de boas práticas em cuidados domiciliários e comunitários”.

Loures é o quinto município mais jovem da Grande Lisboa
O LOCAL consultou o ATLAS DO CONCELHO e constatou que o índice de envelhecimento, que representa o número de idosos por cada 100 jovens, é agora de 113,7, apresentando-se Loures como o quinto município mais jovem da Grande Lisboa. Em 2001, o índice de envelhecimento situava-se nos 77,4, o que significa um aumento acentuado (de 77,4 para 113,7). A União de Freguesias de Moscavide e Portela, Bucelas e Lousa são as freguesias com maior índice de envelhecimento, ao passo que a União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas e a União de Freguesias Camarate, Unhos e Apelação são as freguesias mais jovens do município de Loures.
Em comparação com o índice de envelhecimento nacional (133,5), Loures mantém-se como um concelho jovem. E já agora, O LOCAL deixa aqui informações que não deixam de ser significativas. Portugal é o segundo país mais envelhecido da União Europeia e mais de 2,5 milhões de pessoas têm 65 anos ou mais...