
O Espaço Jovem de Oeiras vai abrir portas para a receção a novas ações de formação destinadas a Cuidadores de Colónias de Gatos do Município. O dia 18 de março marca o arranque com a formação a ser assegurada pelo médico veterinário municipal, Marcelo Rocha. A partir daqui será permitido aos participantes obterem a certificação e autorização oficial para o exercício de funções como cuidadores das colónias de gatos do concelho.
Os cuidadores de colónias de gatos são voluntários que promovem o bem-estar de felinos errantes, garantindo alimentação, higiene e controlo populacional através da esterilização (Programa CED - Captura, Esterilização e Devolução). Esta atividade legítima, muitas vezes apoiada por municípios e associações (como a Aniimais de Rua e Casa do Animais de Lisboa), é crucial para a saúde pública e controlo de roedores.
Saiba quais são as funções e Responsabilidades do Cuidador:
Importância da Função:
Os cuidadores previnem o aumento descontrolado de gatos de rua, reduzem comportamentos agressivos entre animais (miados/lutas) e asseguram que os animais estão saudáveis, desparasitados e alimentados, beneficiando a comunidade em geral.
Datas das ações de formação: