
As previsões do estado do tempo no continente para os próximos dias lançam o alerta. Nos próximos dias haverá descida das temperaturas, chuva, vento forte e agitação marítima. O climatologista Mário Marques, em declarações à SIC, refere que “esta semana será caracterizada pela passagem sucessiva de depressões com superfícies frontais frias” e que poderá formar-se uma depressão mais severa, que será previsivelmente nomeada 'Ingrid'. “Será uma senhora tempestade”, alerta Mário Marques.
“Há quatro fatores de risco" que devem ser acautelados: agitação marítima tempestuosa, com ondas até 10 metros, sobretudo entre Figueira da Foz e Sines; vento com rajadas até 90 km/h; chuva forte e queda de neve “com fator de acumulação muito significativo” em alguns locais a partir dos 700 metros de altitude.
A partir desta quarta-feira, o aviso estende-se a toda a costa e na quinta-feira é agravado para laranja. O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. As temperaturas mínimas vão variar entre os -3 (em Bragança) e os 8 (em Lisboa) e as máximas entre os 6 (na Guarda) e os 16 (em Faro).