
A Unidade Local de Saúde de Loures-Odivelas (ULSLOD) foi distinguida com o Prémio Valor e Excelência 2025, na categoria Empreendedorismo e Inovação, graças à implementação da Consulta de Gravidez de Baixo Risco, um projeto pioneiro desenvolvido pela equipa médica e de enfermagem da Consulta de Obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo e operacionalizado pelos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (EESMO) dessa Unidade.
A entrega dos prémios decorreu durante a IV Convenção Internacional dos Enfermeiros e II Encontro de Enfermeiros Gestores, promovidos pela Ordem dos Enfermeiros e realizados entre os dias 4 e 6 de dezembro. Os vencedores foram anunciados por Herman José, numa cerimónia que contou com a entrega formal dos galardões pelo Bastonário, Luís Filipe Barreira.
A distinção foi recebida por Alexandra Cunha, Enfermeira Gestora do internamento e da consulta de Obstetrícia, em representação de toda a equipa multidisciplinar responsável por este projeto inovador.
A Consulta de Gravidez de Baixo Risco tem vindo a afirmar-se como um marco relevante na melhoria da resposta assistencial à população, ao permitir que os EESMO acompanhem, de forma autónoma, grávidas com gestações de baixo risco durante a fase hospitalar. Entre os principais benefícios destacam-se a redução dos tempos de espera; maior proximidade no seguimento clínico; aumento da segurança ao longo de toda a gestação; melhor articulação entre cuidados de saúde primários e hospitalares.
O projeto afirmou-se como um exemplo na área da saúde materna, reforçando o papel determinante da Enfermagem na modernização dos cuidados.
Segundo a Ordem dos Enfermeiros, “os Prémios Valor e Excelência visam distinguir, anualmente, profissionais e instituições que se evidenciam em áreas como valorização da enfermagem, inovação, qualidade dos cuidados, ética, investigação, docência e liderança em saúde.”
“A distinção atribuída à ULSLOD reforça o compromisso da Instituição com a melhoria contínua, a inovação e a prestação de cuidados centrados nos utentes.”, afirma a Unidade de Saúde.