• Domingo, 23 Novembro 2025

TRATOLIXO une esforços com Municípios e Sociedade Ponto Verde em prol da reciclagem

TRATOLIXO,  em conjunto como os seus quatro municípios, com o apoio da Sociedade Ponto Verde, vai reforçar a sensibilização para a necessidade e importância da correta separação dos resíduos, com foco no vidro, um dos materiais que ainda representa uma taxa reduzida de recolha seletiva.

Durante os meses de novembro e dezembro serão lançadas duas campanhas que incentivam à correta separação de embalagens, uma destinada à população em geral e outra destinada ao canal HORECA (Hotéis, restaurantes e Cafés), atendendo às exigentes metas de reciclagem de embalagens definidas.

“A atual taxa de reciclagem de vidro nacional situa-se nos 51,8%, o que significa que estamos longe de alcançar a taxa de reciclagem deste material quando a meta definida pela União Europeia é de 70% até ao final de 2025.”

Com esta campanha, acreditamos poder contribuir para sensibilizar a sociedade para a necessidade de alteração de comportamentos” adianta Nuno Soares, Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO.

Para Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, “é fundamental continuarmos a trabalhar em estreita colaboração com os SGRU e as autarquias, para alcançarmos as metas da reciclagem de embalagens. O vidro, em particular, é o material que requer uma atenção especial e são campanhas como esta que nos permitem estarmos próximo dos cidadãos, levando a que separem corretamente e reciclem cada vez melhor as suas embalagens nos ecopontos.  Para chegarmos ao ponto que queremos, que é alcançar as metas da reciclagem de embalagens, temos de continuar empenhados, a ser colaborativos e a investir em ações que gerem mais ação. O caminho só pode ser este.”

“Tudo no seu lugar” é uma campanha disruptiva que aposta na urgência de mudar comportamentos, pois volvidas três décadas, a informação está disponível e, ainda assim, os números da recolha selectiva sobem tenuemente. Para encorajar praticas correctas, recorremos a um humor leve e à simplicidade do quotidiano para lembrar a todos que reciclar não é assim tão difícil, e que na vida e na reciclagem, tudo corre melhor, quando está no seu lugar!

Destina-se a residentes e turistas dos municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra que produzem diariamente resíduos urbanos e às crianças e jovens da comunidade escolar, onde a TRATOLIXO já realiza diariamente acções de sensibilização e educação ambiental.

A publicidade estará materializada em outdoors e mupis localizados nos quatro municípios, em anúncios de rádio, em vídeos divulgados em plataformas digitais, anúncios digitais e através da criação de um jogo didático a implementar nas escolas.

“No HORECA, o vidro tem um serviço 5 estrelas!” é a campanha dirigida ao canal HORECA de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, que tem como objetivo promover e corrigir comportamentos, formar as equipas para encorajar a novas práticas e aumentar as taxas de separação de embalagens de vidro para reciclagem. Pretende-se também com esta ação, dotar os ecopontos dos municípios de kits de baldeamento assistido de vidro para facilitar os seus utilizadores e potenciar o cumprimento das metas do fluxo de vidro, um dos materiais que tem registado uma quebra significativa na recolha seletiva.

Serão realizadas ações porta a porta aos trabalhadores dos estabelecimentos e serão entregues folhetos informativos. A campanha contará também com um vídeo exemplificativo das boas práticas. A equipa de sensibilização estará identificada e no final atribuirá ao restaurante um selo de conduta correta de reciclagem de vidro.

Artigo Anterior
Homem ferido em despiste em…
Artigo Seguinte
“Step, Fall and rise” para…

Relacionados