• Quarta-feira, 4 Fevereiro 2026

Tempo médio de espera de doentes urgentes mantém-se muito alto em todo o País

DR

Esta segunda-feira as urgências dos hospitais do continente ultrapassaram as quinhentas pessoas à espera de primeira observação, com tempos médios de cinco horas e 39 minutos para os urgentes e de 55 minutos para os muito urgentes. A informação avançada pelo Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), refere que a região de Lisboa e Vale do Tejo concentrava o maior número de doentes em espera, com um total de 219.

Os doentes classificados como urgentes (pulseira amarela) aguardavam, em média, sete horas e 40 minutos, enquanto os muito urgentes (pulseira laranja) esperavam cerca de 27 minutos. No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, 26 doentes aguardavam, em média, sete horas e 29 minutos e no Hospital de Évora, nove doentes esperavam cerca de 11 horas e 43 minutos.

Segundo o sistema de triagem, as situações muito urgentes (pulseira laranja) têm um atendimento recomendado nos 10 minutos seguintes à triagem, enquanto os casos urgentes (amarela) são de 60 minutos e os pouco urgentes (verdes) de 120 minutos. As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contacte a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.

Artigo Anterior
Fortes constrangimentos nos hospitais de…
Artigo Seguinte
Alfragide promove viagem cultural a…

Relacionados