• Sexta-feira, 19 Dezembro 2025

Tempo frio veio para ficar

DR

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou medidas preventivas face às previsões de tempo frio, recordando que há um aumento do risco de doenças respiratórias, agravamento de condições crónicas e acidentes.

Dando conta de que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias tempo frio, com alguns distritos do Norte de Portugal continental a registarem temperaturas negativas, a DGS emitiu algumas recomendações à população para que se proteja dos efeitos negativos do frio na saúde.

Entre as recomendações estão evitar exposições prolongadas ao frio e mudanças bruscas de temperatura, vestir por camadas, usar gorro, luvas e cachecol, tentar "não ficar sentado mais de uma hora seguida" quando se estiver em casa, beber água mesmo que não se tenha sede, consumir sopas e bebidas quentes, evitar álcool, aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes (por exemplo, frutos e hortícolas), e evitar alimentos fritos, com muita gordura ou açúcar.

A DGS apela também a uma "atenção reforçada com os mais vulneráveis" como crianças pequenas, pessoas idosas, pessoas com doenças crónicas, trabalhadores ao ar livre, pessoas em situação de isolamento ou sem-abrigo, além de sugerir cuidados com a atividade no exterior, evitando-se esforços intensos no frio e usando roupa adequada.

𝐌𝐞𝐝𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐩𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞𝐦 𝐭𝐞𝐦𝐩𝐨 𝐟𝐫𝐢𝐨: 

Em dias de frio intenso, pequenos cuidados em casa podem evitar acidentes graves. Para proteção das pessoas idosas e de quem delas cuida, salientam-se as seguintes medidas de segurança:

• Afaste aquecedores de móveis, cortinas e outros materiais inflamáveis.
• Não coloque roupa a secar em cima de aquecedores ou lareiras.
• Antes de se deitar ou sair de casa, desligue sempre os equipamentos de aquecimento.
• Evite deixar velas acesas sem vigilância.
• Não sobrecarregue tomadas elétricas com múltiplas extensões.
• Utilize braseiras com especial cuidado, em locais ventilados e afastadas de materiais combustíveis.
• Nunca abandone a casa com o fogão ou o esquentador ligados.
• Em caso de incêndio ou outra emergência, ligue de imediato 112.

Artigo Anterior
Fado marcou noite de Odivelas
Artigo Seguinte
AJ Salesiana, HC Sintra, CD…

Relacionados