
Luz verde para as candidaturas ao Programa ReaViva Sintra, apoio municipal para a reabilitação em Sintra! Com uma dotação de 390 mil euros, o programa permite o apoio a fundo perdido de obras de reabilitação em prédios urbanos, com mais de 30 anos. A medida visa edifícios integrados nas áreas de reabilitação urbana do município e as intervenções apoiadas têm como objetivo promover a conservação, alteração, manutenção e restauro das partes comuns e exteriores de prédios urbanos, através da concessão de subsídios não reembolsáveis, complementando o autofinanciamento dos beneficiários.
As obras realizadas nos imóveis ao abrigo do ReVviva Sintra devem respeitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperando elementos históricos em vez de os substituir, integrando materiais com composição igual ou semelhante aos usados originalmente. Desde o início do programa, recorde-se, foram aprovadas 195 candidaturas, abrangendo 2928 frações habitacionais, o que totaliza uma comparticipação municipal superior a 2 milhões de euros.
As Áreas de Reabilitação Urbana de Sintra abrangem atualmente cerca de 78 mil pessoas. A realização de obras de imóveis deverá reabilitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperar elementos arquitetónicos em vez de os substituir por outros, integrar materiais com composição igual ou semelhante aos originários e valorizar intervenções que se confirmem de relevo. Os apoios previstos neste programa assumem a forma de subsídio não reembolsável e têm carácter de complementaridade ao autofinanciamento.
Este programa é dirigido aos edifícios integrados nas Áreas de Reabilitação Urbana do município. As intervenções apoiadas têm como objetivo promover a conservação, alteração, manutenção e restauro das partes comuns e exteriores de prédios urbanos, através da concessão de subsídios não reembolsáveis, complementando o autofinanciamento dos beneficiários.
As obras realizadas nos imóveis ao abrigo do Reaviva Sintra devem respeitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperando elementos históricos em vez de os substituir, integrando materiais com composição igual ou semelhante aos usados originalmente.
O autarca Marco Almeida sublinhou que o “Programa ReaViva Sintra é um passo fundamental para a preservação do património de Sintra e para a melhoria da qualidade de vida dos sintrenses, garantindo que as próximas gerações possam viver e conviver em espaços que respeitam a identidade e a história do concelho”.