• Domingo, 23 Novembro 2025

Quinta-feira pode decidir nona presença de Portugal num Mundial

Caso vença, esta quinta-feira, a Irlanda em Dublin, na quinta e penúltima jornada do Grupo F, a Seleção Nacional assegura a liderança do agrupamento e um lugar no Mundial-2026, deixando Roberto Martínez na restrita lista de técnicos que levaram a equipa das 'quinas' à mais importante prova de seleções.

O espanhol, no cargo desde 2023, junta-se não só aos brasileiros Oto Glória e Felipe Scolari, mas também a José Torres (1986), António Oliveira (2002), Carlos Queiroz (2010), Paulo Bento (2014) e Fernando Santos, o único que apurou Portugal por duas vezes dois Mundiais: Rússia-2018 e Qatar-2022.

Martínez pode assim alcançar a nona qualificação da seleção lusa para um Campeonato do Mundo, sétima seguida, e parte para os Estados Unidos, Canadá e México com o objetivo de conquistar o título e fazer melhor do que Scolari e Otto Glória, que levaram Portugal às meias-finais, nas duas melhores participações de sempre. Em 1966, Portugal chegou ao terceiro lugar, e em 2006, ficou no quarto posto.

Depois de oito anos de Fernando Santos, Roberto Martínez, que vinha de sete na Bélgica, foi o escolhido pela Federação Portuguesa de Futebol e, a pouco meses de completar três anos como selecionador nacional, já deixou a sua marca. Alcançou o primeiro apuramento de Portugal só com vitórias (10 em 10 jogos no caminho para o Euro2024) e registou a melhor série seguida de triunfos em jogos oficiais com 12, tendo superado os nove de Fernando Santos no apuramento para o Mundial2022.

Artigo Anterior
Depressão Cláudia vai chegar a…
Artigo Seguinte
“Gesto pela Paz” reuniu dezenas…

Relacionados