• Quarta-feira, 4 Fevereiro 2026

Parabéns, Estrela da Amadora!

DR

O Clube de Futebol Estrela da Amadora festeja esta quinta-feira (22/1) o 94.º aniversário com uma gala que se realiza nos Recreios da Amadora a partir das 22h00.

Fundado por sete jovens, a história do clube da Reboleira tem uma rica história marcada por ascensões, glórias e um período de extinção antes do seu renascimento. Conhecido pelas suas cores tricolores, tal como o Fluminense, e pelo seu estádio, o Estádio José Gomes, clube terá sido inspirado nas estrelas no céu, apontadas por um dos fundadores, Júlio da Conceição e registou-se oficialmente na Associação de Futebol de Lisboa em dezembro de 1940, tendo inaugurado o seu primeiro estádio em 1957. O nome de José Gomes foi atribuído ao estádio após o seu falecimento em 1989, a autarquia da Amadora, juntamente com o clube, decidiu batizar o então Campo de Jogos João Pimenta com o nome do histórico dirigente.

Estádio José Gomes está instalado na amadorense freguesia da Venteira DR

A vida do Estrela terá sido marcada pelos maiores sucesso entre finais dos anos 80 e a década de 90, período em que o clube alcançou a 1.ª Divisão pela primeira vez, estávamos em 1988. Mas o clube tocou no céu do futebol nacional com a conquista da Taça de Portugal na época de 1989/1990, após vencer o Farense por 2-0 num jogo de desempate no Estádio Nacional do Jamor. Esta conquista ofereceu-lhe o histórico passaporte para as competições europeias na já extinta Taça das Taças em setembro de 1990.

A equipa inicial que conquistou a Taça de Portugal 1989/90 DR

A nível nacional, a melhor classificação no principal escalão do futebol português foi um sétimo lugar na temporada 1997/1998.  Depois do período dourado da sua história e após dificuldades financeiras e descidas de divisão, o clube original foi extinto em 2011. No entanto, a paixão dos indefetíveis adeptos levou à criação do Clube Desportivo Estrela em 2012, que viria a fundir-se com o Clube Sintra Football em 2020, dando origem ao atual CF Estrela da Amadora, SAD, que recuperou o emblema, as cores e o espírito do clube original, regressando à Primeira Liga em 2023. Parabéns, Estrela!

Artigo Anterior
Fernando Paixão lidera única lista…
Artigo Seguinte
Estrada da Serra cortada ao…

Relacionados