
O Templo da Poesia, em Oeiras, recebeu o terceiro encontro da Comunidade Koha Portugal, iniciativa, que contou com cerca de 100 participantes e aprofundou o tema sobre o estado da arte nas bibliotecas portuguesas. A comunidade Koha é um conjunto de desenvolvedores, bibliotecas e voluntários que colaboram para o desenvolvimento e melhoria do Koha, um software livre e de código aberto para gestão integrada de bibliotecas. O projeto é global e apoia-se na colaboração de bibliotecas de diferentes tamanhos, voluntários e empresas de suporte para manter o sistema como uma solução completa, escalável e adaptável às necessidades de bibliotecas públicas, escolares e especializadas em todo o mundo.
O software é projetado para atender às necessidades de bibliotecas, incluindo gestão de empréstimos, catalogação, aquisições e o acesso online para os utilizadores (OPAC). Organizado pelo Grupo de Trabalho da Comunidade Koha em Portugal (GT Koha PT), o encontro pretendeu ser um momento de reflexão crítica e construtiva sobre a adoção, os desafios e as boas práticas deste sistema de gestão bibliotecária.
A utilização do Koha em Portugal remonta a 2010, quando a biblioteca do Instituto de Informática do Ministério das Finanças implementou a sua versão 3.01. Em 2012, foi criado o domínio koha.pt, como plataforma de partilha de informação, recursos e boas-práticas entre instituições.
