• Quinta-feira, 5 Fevereiro 2026

Oeiras Experimenta reforça impacto social e científico

CMO

Cientistas, cidadãos e decisores políticos trabalham em conjunto na histórica Quinta de Cima do Marquês de Pombal para estudar culturas mais resilientes às alterações climáticas.

O projeto Oeiras Experimenta Living Lab reforçou assim o seu impacto social e científico com o apoio do Programa IMPETUS, que financiou duas edições consecutivas da iniciativa.

Um dado que não deixa de ser significativo é que mais de 2.000 pessoas participaram em atividades de investigação, visitas e eventos públicos.

CMO

Desenvolvido pelo ITQB NOVA, em parceria com o município, no âmbito do programa Ciência + Cidadã, o projeto envolve investigadores e cidadãos no estudo de espécies como chícharo, sorgo, milhetos e arroz de sequeiro, promovendo a cocriação de conhecimento e estratégias alimentares sustentáveis.

O Oeiras Experimenta está agora a desenvolver um modelo escalável para sistemas alimentares resilientes e inclusivos, com foco na investigação, na colaboração com o setor alimentar e na sensibilização para a segurança alimentar.

Refira-se que o financiamento europeu permitiu reforçar a inclusão, a participação ativa e a sustentabilidade do projeto. A iniciativa chegou também a contextos de inclusão social, com ações em escolas, bairros e comunidades, unindo ciência, alimentação, arte e música.

Artigo Anterior
Ponte de Frielas recebe torneio…
Artigo Seguinte
Carro e Ecopontos arrastados por…

Relacionados