
Está patente ao público, no Centro de Exposições de Odivelas, até 29 de março, a mostra coletiva “Rei D. Dinis: Visões Contemporâneas”, que reúne trabalhos de 53 artistas plásticos, inspirados na figura do monarca que escolheu Odivelas como local da sua última morada.
A exposição foi inaugurada no passado dia 7 de janeiro e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, acompanhado pela Vereadora da Cultura, Ana Isabel Gomes, pelos vereadores Nuno Gaudêncio, Fernando Pedroso, Rui Teixeira e Duarte Vieira, bem como pela Vice-Presidente do Património Cultural, Ana Catarina Sousa.
Integrada nas comemorações do sétimo centenário da morte do Rei D. Dinis, a mostra apresenta uma diversidade de interpretações contemporâneas sobre a vida, o legado e a memória do monarca, refletindo diferentes linguagens e abordagens artísticas.
A exposição pode ser visitada até ao dia 29 de março, todos os dias, entre as 10h e as 23h, no Centro de Exposições de Odivelas.
O Rei D. Dinis dedicou uma especial atenção a Odivelas com a fundação do Mosteiro de Odivelas, em 1295. Faleceu a 7 de janeiro de 1325, em Santarém e encontra-se sepultado na Igreja do Mosteiro, mais especificamente na capela do Evangelho, conforme desejo que deixara expresso no seu segundo testamento, em 1322.