• Quarta-feira, 4 Fevereiro 2026

Morreu Fernando Mamede

Imagem: Facebook Fernando Mamede

Vítima de complicações cardíacas, faleceu Fernando Mamede, uma das maiores figuras do atletismo português. Fez a última corrida com 74 anos. Natural de Beja, Mamede ficou na história do desporto nacional como especialista em provas de fundo e meio-fundo. Foi durante cinco anos recordista mundial dos 10 mil com a marca de 27h13m81s conquistada em Estocolmo. O tempo ficou cravado na prateleira onde figuram os mais ilustres do atletismo mundial, sendo mesmo ainda hoje dos melhores tempos nacionais.

Recordações do fantástico Mamede estão gravadas na memória de muitas centenas de admiradores do atleta de Beja. Da sua brilhante carreira fazem parte uma medalha de bronze nos Mundiais de Corta-Mato em 1981 e a participação em três edições dos Jogos Olímpicos (Munique 1972, Montreal 1976 e Los Angeles 1984), além de muitos outros feitos.

Mamede foi uma figura incontornável do Sporting Clube de Portugal e do atletismo em Portugal, amplamente respeitado pela dedicação, talento e contribuição para o desporto. A morte de Fernando Mamede deixa um profundo sentimento de perda na comunidade desportiva portuguesa. À família enlutada e amigos, O LOCAL apresenta sentidas condolências.

Comunicado do Sporting

«O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pela morte de Fernando Mamede, antigo atleta dos Leões que faleceu esta terça-feira aos 74 anos.

Um dos maiores nomes da história do desporto português e do emblema de Alvalade, especializou-se nas provas de fundo. Para além das inúmeras medalhas, entre elas a de bronze nos Campeonatos do Mundo de corta-mato em 1981, foi recordista europeu e mundial.

Participou ainda em três edições dos Jogos Olímpicos (1972, 1976 e 1984) e contribuiu para várias conquistas colectivas do Sporting CP, sendo até hoje lembrado como uma lenda da modalidade.

Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube.»

Artigo Anterior
Alerta Vermelho para vento forte
Artigo Seguinte
Projeto Malmequer assinala um ano…

Relacionados