
O mafrense Paulo Fiúza fez história na 48ª edição do rali Dakar. O navegador, de 50 anos, tornou-se o primeiro português a vencer uma categoria da classificação geral no rali Dakar.
Fiúza integrava a equipa do lituano Vaidotas Zala que garantiu a vitória na categoria dos camiões com 20.18 minutos de avanço para o checo Ales Loprais e 29.03 minutos sobre o neerlandês Mitchel van den Brink, da TRK, depois de ter terminado a 13.ª e última etapa da prova no sexto lugar.
“O que posso dizer é que é um sonho. Vinte anos depois [da primeira participação no Dakar] ser o primeiro português a ganhar a geral numa categoria é fantástico”, afirmou Paulo Fiúza à agência Lusa.
“Quero agradecer a todos os que fizeram parte deste sonho”, concluiu o navegador português, que conta com 19 participações e seis vitórias em etapas.

Esta segunda-feira, Paulo foi recebido pelo executivo municipal no Edifício dos Paços do Concelho.
Durante a receção, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Moreira Luís, destacou o significado simbólico da vitória, sublinhando que “quando um filho da nossa terra chega ao topo do mundo, é todo um território que se projeta, que se orgulha e que acredita mais”. O autarca acrescentou ainda que esta “não é apenas uma vitória desportiva, mas um percurso de vida feito de coragem, disciplina, persistência e amor àquilo que se faz”.
“A vitória de Paulo Fiúza no Dakar — prova reconhecida mundialmente pela sua dureza, exigência técnica e resistência humana — constitui um marco histórico para Portugal e um motivo de particular orgulho para o concelho de Mafra", refere o Município em comunicado.
A Câmara Municipal anunciou ainda que irá propor a votação de um voto de louvor a Paulo Fiúza “pelo talento, ambição e excelência deste que é um verdadeiro embaixador do seu território natal, como reconhecimento público dos seus valores e espírito de superação e dedicação, demonstrados ao longo do seu percurso.”