• Domingo, 8 Fevereiro 2026

Liga dos Bombeiros Portugueses ativou "task-force" de reforço operacional

Liga Bombeiros Portugueses

Na sequência dos recentes constrangimentos registados no socorro pré-hospitalar, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) ativou uma task-force de reforço operacional, com o objetivo de minimizar impactos no sistema de emergência e garantir uma resposta mais célere à população.

Esta task-force integra sete ambulâncias, asseguradas pelos Bombeiros da Ajuda, Arruda dos Vinhos, Cabo Ruivo, Camarate, Cascais, Dafundo, e de Paço de Arcos, sediadas na LBP, em Lisboa. A operação decorreu nos passados dias 10 e 11, funcionando em regime de ambulâncias adicionais.

A coordenação operacional foi garantida por um Comandante em permanência no CAASO da LBP – Centro de Acompanhamento e Apoio à Situação Operacional, assegurando articulação contínua e acompanhamento em tempo real das ocorrências.

Os Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, por exemplo, integram esta "task-force" com uma das ambulâncias destacadas para o dispositivo, contribuindo ativamente para o reforço do socorro pré-hospitalar neste período crítico. Esta participação traduz o compromisso contínuo com a salvaguarda da vida humana e a cooperação entre corpos de bombeiros, numa resposta solidária ao sistema de socorro pré-hospitalar.

Reforço acionado 16 vezes

Entretanto, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acionou 16 vezes no último fim de semana as ambulâncias de reforço reunidas na sede da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), em Lisboa, disse o presidente desta associação. Segundo António Nunes, as oito ambulâncias de várias corporações de bombeiros foram acionadas sempre pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM para a cidade de Lisboa e arredores.

Artigo Anterior
Cascais recebeu Gala dos Campeões…
Artigo Seguinte
Centro de Saúde de Paço…

Relacionados