• Domingo, 21 Dezembro 2025

José Gomes completaria 94 anos esta segunda-feira

Imagem: Estrela da Amadora

Figura incontronável da história do Estrela da Amadora, João José da Conceição Gomes completaria esta segunda-feira, dia 24 de Novembro, 94 anos. Comerciante de joalharia e ourivesaria e sócio n.º 129 foi dirigente do clube durante 23 anos, 14 dos quais como presidente, iniciando o seu mandato no ano de 1976.

À data da sua chegada, o clube militava nas distritais da AF Lisboa com um número total de sócios a rondar os 800. Número esse que ultrapassaria os 19.000 após deixar a presidência. José Gomes foi um presidente histórico do clube, liderando-o entre 1976 e 1989. O estádio do clube, o Estádio José Gomes, foi nomeado em sua homenagem. 

O carismático antigo presidente tricolor foi um homem que pegou no Clube de Futebol Estrela da Amadora no fundo do futebol português e que o levou ao topo, acabando por tornar-se bandeira do clube. Em entrevista publicada numa publicação desportiva, José Gomes contava: «Há muitos anos que sou empregado do Estrela – um empregado não remunerado e cada vez mais apaixonado. Um empregado capaz de trabalhar 18 horas seguidas pelo clube.»

Além de muitos outros pontos, há uns que não deixam de ser significativos e que ficam ligados ao legado José Gomes. A remodelação total do estádio do clube, a mudança das camisolas que passaram a ser à Fluminense e o nascimento da sala de Bingo.

José Gomes morreu no ano de 1989. No ano seguinte, a autarquia da Amadora, juntamente com o Estrela, decidiu batizar de Estádio José Gomes o, então, Campo de Jogos João Pimenta.

Artigo Anterior
Biblioteca José Saramago celebra 24º…
Artigo Seguinte
Dois homens detidos por ataque…

Relacionados