
Ian Cathro foi nomeado pela Liga Portugal o melhor treinador do principal escalão do futebol português do mês de janeiro. O treinador do Estoril-Praia conduziu os canarinhos a uma caminhada de quatro jornadas digna de registo.
Os canarinhos ganharam três partidas e perderam uma. Vitória nas visitas ao Estrela da Amadora, por 5-0, e ao Santa Clara, por 4-2, e, em casa, com o V. Guimarães, por 4-2. Já a derrota aconteceu na curta deslocação à Luz, por 3-1. No total, nove pontos no bornal, 14 golos marcados e sete sofridos. Se olharamos para uma classificação virtual de janeiro constatamos que o Estoril-Praia contabilizou um número de pontos que o coloca atrás de Sporting, Benfica e SC Braga, que conquistaram dez, e os mesmos nove do FC Porto. Significativo! Gil Vicente e Alverca amealharam sete pontos. V. Guimarães, Arouca, Moreirense e Famalicão somaram seis pontos. Tondela somou quatro, Nacional e Rio Ave, três, Estrela da Amadora, dois, AFS e Casa Pia, um, e, finalmente, o Santa Clara com zero pontos.
O Estoril-Praia ocupa a sétima posição da tabela, com 30 pontos, tantos quanto o Moreirense. O clube orientado pelo técnico escocês está a nove pontos do quarto classificado, o SC Braga. Na próxima jornada, os canarinhos visitam o AVS, em jogo marcado para o próximo domingo, às 18h00.
Ian Cathro recolheu 28,1% dos votos dos técnicos que militam na I Liga, e superou a concorrência do segundo classificado, Francesco Farioli (do FC Porto, com 25,62% das preferências), e do terceiro, Rui Borges (do Sporting, com 18,18%).
Recorde-se que este é o segundo prémio individual atribuído este mês pela Liga Portugal a um estorilista depois de João Carvalho ter ganho o prémio de melhor médio, com uma votação de 20,34%. Para trás, ficaram o companheiro de equipa, Rafik Guitane, e Rodrigo Zalazar, do Sporting de Braga, com 18,64 e 16,10% das preferências, respetivamente.