
Mais uma vez, Oeiras associou-se ao projeto nacional "O mar começa aqui", uma iniciativa desenvolvida pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), no âmbito do programa Eco-Escolas, com o objetivo de sensibilizar para a proteção dos recurso hídricos e dos ecosistemas marinhos.
A ação decorreu no passado dia 22, em Carnaxide, e contou com a participação de alunos e professores do Colégio Monte Flôr, que realizaram pinturas de sensibilização em cinco sarjetas localizadas nas imediações do estabelecimento de ensino. As intervenções artísticas abrangeram três sarjetas na Rua Irmã Lúcia Irmã Carmelita e duas na Rua Pedro Hispano.
Através de mensagens e ilustrações criativas, os participantes procuraram alertar a população para a importância de evitar o abandono de resíduos no espaço público. A iniciativa pretende reforçar a mensagem de que tudo o que é deixado no chão pode ser arrastado pela água da chuva para as sarjetas e sumidouros, seguindo depois para linhas de água e para o mar, sem passar por qualquer processo de tratamento.

Integrado no programa Eco-Escolas e apoiado pelos municípios aderentes, o projeto 'O Mar Começa Aqui' promove a educação ambiental através da arte e da participação cívica, incentivando os jovens a assumir um papel ativo na preservação do ambiente.
Além de contribuir para o aumento da literacia ambiental, a iniciativa visa sensibilizar para os impactos da poluição nos sistemas de drenagem urbana, proteger os ecossistemas aquáticos e estimular a criatividade dos alunos, através da expressão plástica aplicada ao espaço público.
Com esta ação, o Município de Oeiras reforça o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e a educação para a cidadania, envolvendo a comunidade escolar em projetos que promovem comportamentos mais responsáveis e uma maior consciência sobre a proteção da água e dos oceanos.