
O Dia Mundial Contra o Cancro, assinalado esta quarta-feira, é uma data internacional que relembra a importância de falar abertamente sobre esta doença, de promover a prevenção, o apoio e a ação conjunta. Este ano, sob o mote da campanha 'Unidos por Cada Um', reforça-se a mensagem de que cada pessoa vive o cancro de forma única, mas que, juntos, é possível reduzir o seu impacto e apoiar todos os que foram tocados pela doença.
Neste contexto, lança-se o desafio de se juntarem a esta causa, com especial enfoque na sua divulgação junto da comunidade educativa, incentivando a participação de alunos, professores e restante comunidade escolar, através de gestos simples e solidários, como:
🔹Criação de murais ou mapas mentais coletivos
Em formato físico ou digital, estes espaços podem reunir frases, textos, desenhos ou mensagens de alunos e professores sobre o cancro, partilhando reflexões, sentimentos ou palavras de apoio (exemplo em anexo).
🔹Formação de um cordão humano solidário
No dia 4 de fevereiro (ou ao longo do mês), a comunidade escolar pode vestir uma peça de roupa laranja, roxa ou branca, formando um cordão humano que simbolize união e apoio.
Como participar: https://www.ligacontracancro.pt/dmc-como-participar/