
O Clube Atlético e Cultural (CAC) já definiu a convocatória para a Liga dos Campeões de Goalball 2026, competição que se realizará entre os próximos dias 19 e 22, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. A treinadora principal, Beatriz Bonfim, já escolheu os seis atletas que irão estrear o CAC na competição: José Paixão, Rodolfo Pereira, João Mota, João Pereira, Daniel Sanchéz e Javier Serrato. A equipa técnica é ainda composta por Alexandre Dias e Carlos Afonso (treinadores adjuntos), Bruno Barroso, Sofia Mateus (fisioterapeutas), Catarina Ferreira (Preparadora Física), Margarida Nunes (Responsável Bem-Estar e Conforto), Tomás Marques, Teresa Marques (STAFF) e Mauro Diogo (Diretor da Equipa).
Pela primeira vez na história, o CAC não só organiza, como também irá estrear-se maior prova europeia de clubes da modalidade, um marco importante para o desporto adaptado nacional. O goalball, modalidade paralímpica destinada a atletas com deficiência visual, tem vindo a ganhar expressão em Portugal, sendo o CAC uma das principais referências no desenvolvimento e promoção desta prática inclusiva. A estreia na Liga dos Campeões representa o culminar de vários anos de trabalho e consolidação do clube no panorama nacional e internacional.

EGCA destaca CAC
O presidente da EGCA (European Goalball Club Association), Erkki Minala, destacou a importância da realização do evento em Portugal, sublinhando o trabalho exemplar do CAC, que “tem demonstrado enorme dedicação e qualidade na organização de competições internacionais”.
Referiu ainda que esta será “uma das temporadas mais entusiasmantes da Liga dos Campeões de sempre”, onde não existem favoritos claros, o que “promete grande emoção e equilíbrio competitivo”. A concluir, elogiou o percurso do CAC, que “com paixão, vontade de evoluir e perseverança, alcançou o patamar de anfitrião da primeira etapa da Champions League 2026”.
O presidente do CAC, António Roque, expressou o orgulho do clube por organizar a fase de qualificação da Liga dos Campeões de Goalball em Odivelas, sublinhando que se trata de “um momento histórico, que reconhece o trabalho desenvolvido ao longo dos anos na promoção do desporto adaptado, assente em valores como inclusão, igualdade de oportunidades, respeito e superação”.
A entrada será gratuita para todo o público, permitindo a todos os interessados assistir e apoiar de perto o desporto adaptado, num evento de grande relevância social e desportiva, em que o CAC fará a sua estreia oficial na Liga dos Campeões de Goalball no dia 20 de fevereiro, frente à experiente formação do Marselha, de França pelas 10h00, marcando um momento histórico para o clube e para o goalball português, que verá o Pavilhão Multiusos de Odivelas acolher, durante quatro dias, o mais alto nível competitivo europeu da modalidade.