
José Oliveira, antigo engenheiro de Cascais, foi alvo de homenagem da autarquia. Nascido em maio de 1932, José Joaquim Jesus Oliveira e levou a cabo, na própria autarquia, mais de três décadas de serviço público na Divisão de Obras. Entrou na autarquia em 1959, onde executou cargos desde Engenheiro Civil a Chefe de Divisão, e só saiu em 1995, ano em que se aposentou.
Entre muitos trabalhos, destaca-se a projeção e construção da rotunda da Av. Marechal Carmona com a Rua Alcaide e a Av. Pádua e da Av. Infante D. Henrique, no Bairro do Rosário. E é nessa mesma Avenida, projetada pelo próprio, que, a partir desta segunda-feira, 2 de fevereiro, se encontra a Rotunda Eng.º José Oliveira. A rotunda converge a Avenida Infante D. Henrique com a Av. 25 de Abril que, por coincidência, está repleta de oliveiras.
A proposta da toponímia para esta rotunda, surge de um colega do Eng.º Oliveira, o Prof. Dr. José D’Encarnação, e foi concretizada pela União de Freguesias de Cascais e Estoril nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, numa cerimónia especial, que contou com a presença do executivo municipal, liderado por Nuno Piteira Lopes, presidente, acompanhado de Luís Almeida Capão, vice-presidente, e dos vereadores Rita Coimbra, Pedro Morais Soares e Frederico Nunes, bem como do executivo da Junta de Freguesia e de familiares do Eng.º Oliveira.