
A Carris Metropolitana continua a afirmar-se como um pilar essencial da mobilidade na amL - área metropolitana de Lisboa. Em 2025, o serviço registou um total de 194 milhões de passageiros transportados, acompanhando um crescimento sustentado da procura em todos os municípios da região e sucessivos recordes ao longo do ano.
A Área 1 da Carris Metropolitana, que abrange os municípios de Sintra, Cascais, Amadora, Lisboa e Oeiras, registou 66,1 milhões de passageiros transportados em 2025, consolidando-se como a área com maior volume de utilização de toda a rede metropolitana.
Ao longo do ano, foram realizadas 1,9 milhões de viagens, num contexto marcado por uma forte procura nas ligações intermunicipais com destino a Lisboa. Entre os seus municípios, Sintra destacou-se com 30,4 milhões de passageiros transportados, seguida de Lisboa (20,4 milhões) e Amadora (15,5 milhões). Todos os municípios registaram crescimento face a 2024, com aumentos que variaram entre os 10% e os 13%.
Ao longo do ano, foram realizadas 1,9 milhões de viagens, num contexto marcado por uma forte procura nas ligações intermunicipais com destino a Lisboa. Entre os seus municípios, Sintra destacou-se com 30,4 milhões de passageiros transportados, seguida de Lisboa (20,4 milhões), Amadora (15,5 milhões) e Cascais (2,8 milhões). Todos os municípios registaram crescimento face a 2024, com aumentos entre 10% e 19%.
A Área 1 registou também o seu recorde diário de passageiros transportados num dia útil, com 258,4 mil passageiros a 8 de outubro.
As linhas com maior procura nesta área refletem a centralidade das ligações à capital, com destaque para a 1715 | Belém (Estação) – Mira Sintra (Mercado) e a1721 | Colégio Militar (Metro) – Massamá (Casal Olival).
“A Área 1 concentra uma parte muito significativa da procura metropolitana, refletindo a intensidade das deslocações diárias para Lisboa e a importância destas ligações no funcionamento da região”, refere a Carris Metropolitana.