
Realizou-se na noite de terça-feira (28/10), no Auditório São Vicente de Alcabideche, a cerimónia de tomada de posse dos órgãos autárquicos da freguesia para o mandato 2025-2029. Foram empossados os 19 deputados eleitos nas eleições autárquicas de 12 de outubro, numa sessão marcada pela formalidade e pelo compromisso com o futuro da freguesia.
A cerimónia foi aberta pelo presidente cessante da Mesa da Assembleia de Freguesia, Rui Paulo Costa, que conduziu o ato de instalação e deu posse aos novos órgãos autárquicos. O presidente reeleito da Junta de Freguesia de Alcabideche, José Filipe Ribeiro, apresentou a sua proposta para os membros do executivo, a qual foi aprovada com 10 votos a favor, 3 contra, 1 branco e 5 abstenções.
Seguiu-se a eleição da Mesa da Assembleia de Freguesia, cuja proposta foi igualmente aprovada, com 9 votos a favor, 5 contra, 1 branco e 4 abstenções, confirmando Rui Paulo Costa como presidente da Assembleia de Freguesia. Durante a primeira sessão da assembleia, cada porta-voz dos grupos políticos com assento teve oportunidade de intervir, apresentando as suas posições e prioridades para o novo mandato.
Partidos e grupos representados na Assembleia de Freguesia de Alcabideche (2025-2029):
Iniciativa Liberal (IL)
Jonet – Cascais para Viver (Grupo de Cidadãos)
CDS – Partido Popular (CDS-PP)
Partido Socialista (PS)
Chega (CH)
Partido Social Democrata (PSD)
O novo executivo e a assembleia iniciam agora funções com o objetivo de dar continuidade ao desenvolvimento da freguesia, reforçando a proximidade com a população e a cooperação institucional.
RICARDO PINHEIRO JORGE