• Quarta-feira, 4 Fevereiro 2026

"Histórias de Esperança" realça igualdade e integração em Loures

CML

O livro "Histórias de Esperança", que tem uma tiragem de 1500 exemplares, dá voz às comunidades desfavorecidas dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. A publicação reúne 31 histórias reais de resiliência e superação, protagonizadas por pessoas cujas vidas foram impactadas pelo programa Comunidades em ação, financiado pelo PRR. O livro, lançado pela Área Metropolitana de Lisboa (AML), destaca dois projetos da Câmara Municipal de Loures:

🔹 𝙀𝙙𝙪𝙘𝙖𝙧 + 𝘾𝙤𝙢 𝙄𝙜𝙪𝙖𝙡𝙙𝙖𝙙𝙚, em parceria com a Associação Mulheres sem Fronteiras, focado na prevenção da violência contra raparigas;

🔹 𝙁𝙖𝙘𝙞𝙡𝙞𝙩𝙖𝙧 𝙚 𝙄𝙣𝙩𝙚𝙜𝙧𝙖𝙧 𝙣𝙖𝙨 𝙀𝙨𝙘𝙤𝙡𝙖𝙨, em parceria com a Techari – Associação Nacional e Internacional Cigana, que promove a integração de minorias étnicas e o sucesso escolar através de mediadores.

O livro está disponível gratuitamente 𝘰𝘯𝘭𝘪𝘯𝘦 👉https://shre.ink/5AKd

Sobre o Programa Comunidades em Ação
O investimento em Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas – programa Comunidades em Ação – é um dos grandes investimentos realizados na Área Metropolitana de Lisboa nos últimos anos. Este programa, selecionado no âmbito das respostas sociais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), atua sobre fatores de exclusão social que afetam territórios e comunidades com vulnerabilidades económicas e sociais na Área Metropolitana de Lisboa, e está a ser concretizado através de seis intervenções intermunicipais, compostas por 31 operações locais, envolvendo 250 parceiros em 650 projetos, com mais de 350.000 beneficiários.

Com este plano espera-se mitigar as situações de vulnerabilidade que ao longo de anos vêm permanecendo e os efeitos nefastos das mais recentes crises sociais. Pretende-se tornar estas comunidades mais resilientes, promovendo o emprego e a qualificação, combatendo o insucesso e o abandono escolar, empoderando as comunidades excluídas, fortalecendo redes e parcerias, estimulando a inovação e o empreendedorismo, regenerando o ambiente urbano e o espaço público, facilitando o acesso à cultura, fomentando o envelhecimento ativo e saudável, e combatendo a discriminação.

Artigo Anterior
127 motociclos fiscalizados na Malveira…
Artigo Seguinte
Corta-mato escolar leva 1600 a…

Relacionados