Uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte atravessa Portugal continental durante esta quarta e quinta-feira. A precipitação mais intensa, acompanhada de trovoada, ocorreu, esta quarta-feira, durante a passagem da superfície frontal, tendo sido emitido aviso Laranja para precipitação e aviso Amarelo de trovoada. Gradualmente, a partir da tarde, com o pós-frontal, espera-se que a chuva, já em regime de aguaceiros, continue a afetar todo o território, embora com maior intensidade e frequência no litoral das regiões Norte e Centro. Neste período, ainda continuam a existir condições para ocorrência de trovoada e os aguaceiros poderão ser de granizo, sobretudo nas regiões referidas.
O vento também sopra forte, com rajadas, e tal como com a precipitação, as rajadas mais intensas ocorrem durante a passagem da superfície frontal fria. Foi assim emitido aviso Amarelo de rajada para as regiões Norte e Centro, em particular para o litoral e terras altas, com rajadas até 80 km/h e 110 km/h respetivamente. No entanto, o vento deverá ainda manter-se forte entre esta quarta e quinta-feira, com rajadas, após a passagem da superfície frontal fria entre a tarde de amanhã e o início da manhã de quinta-feira.
Prevê-se ainda o aumento gradual da agitação marítima na costa ocidental, com ondas do quadrante oeste, com 4 a 5 metros, aumentando temporariamente para 5 a 6 metros durante a noite de quarta para quinta-feira, período para o qual foi emitido o correspondente aviso Laranja.
