
“50 anos de história - tradição e modernidade num só lugar” foi o tema da festa de aniversário da Escola Secundária José Afonso que, esta quarta-feira, celebrou 50 anos de vida dedicados ao ensino público. A inauguração do Centro Tecnológico Especializado (CTE) foi o momento alto da comemoração, na qual marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão e o vereador da Educação, António Marcelino.

As valências do CTE destinam-se, para já, aos alunos dos cursos profissionais das áreas de informática e oferecem equipamentos e tecnologias avançadas que vão permitir o desenvolvimento de competências técnicas e criativas com vista a uma melhor preparação para o mercado de trabalho.
A Autarquia foi uma das parceiras na implementação do CTE pois “o futuro é a transformação digital” referiu Ricardo Leão. O presidente da Câmara sublinhou ainda que “nem todos foram capazes de avançar. Não era uma questão de dinheiro, mas, talvez, de capacidade. Por isso, é de enaltecer essa vossa resistência e resiliência e quem ganha é toda a comunidade educativa”.

Em dia de aniversário, Ricardo Leão, salientou “o orgulho no corpo docente e não docente”, pelo trabalho na escola ao longo dos 50 anos, e anunciou o projeto para o futuro. “Queremos até ao final do 1.º semestre lançar o concurso público para a intervenção na escola, numa obra que vai ter um custo de 10 milhões de euros e que estará concluída no prazo de 2 anos. Portanto, alguns alunos do 10.º ano ainda vão cá estar para estrear a nova escola”.
A celebração contou com vários momentos musicais e de poesia, bem como pela dinamização de um mercado de Natal, que envolveu a comunidade educativa e contribuiu para um ambiente festivo e de partilha.