
A Escola Conde Ferreira, localizada nas Ruas do Colégio, Latino Coelho e Conde de Ferreira, n.º 11, na União das Freguesias de Cascais e Estoril, no concelho de Cascais, foi classificada como Monumento de Interesse Municipal.
Num aviso hoje publicado em Diário da República, é referido que a proposta de classificação do imóvel apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, foi aprovada em reunião de 07 de outubro.
O imóvel foi inaugurado em 05 de março de 1868 e inclui-se entre as construções de escolas de instrução primária patrocinadas pelo legado Conde de Ferreira, na segunda metade do século XIX, em todo o país. “O edifício da Escola de Cascais é um projeto simples, muito próprio, inconfundível num desenho arquitetónico que se assumiu como um marco relevante na história da educação e do ensino público em Portugal e em Cascais em particular”, lê-se no documento.
A classificação deste imóvel contribuirá para a "valorização histórica e patrimonial do concelho de Cascais", segundo a proposta com assinatura do presidente da autarquia, datada de 09 de dezembro.
Lusa