
A Escola de Ciclismo de Oeiras brilhou bem alto no Ironman de Cascais ao conquistar a prova de estafetas 70,3 com o tempo recorde de 3h57m53s. A equipa oeirense bateu as outras 24 equipas divididas por 12 nacionalidades.
Gonçalo Santos foi o mais rápido nos 1.900 metros da prova de natação, com o tempo de 25.11 minutos. Já nos 90 km em bicicleta, triunfou Marco Domingues, com o tempo de 2h14m. A concluir o trajeto dos 21 quilómetros de corrida, Nuno Carraça bateu a concorrência com o crono de 1h10m.

No computo geral, a Escola de Ciclismo de Oeiras realizou o tempo de 3h57m53s. Em segundo lugar ficou o TC Relax, com o tempo de 4h38m10s, e em terceiro classificaram-se os italianos do T Athora, que gastaram 4h56m44s.

O percurso de ciclismo do IRONMAN 70.3 Cascais incluiu a passagem pela Praia do Guincho, pelas estradas do Guincho e pelo Cabo Raso, com regresso ao coração de Cascais. Um trajeto que ofereceu vistas deslumbrantes da Riviera Portuguesa e do Parque Natural de Sintra–Cascais, proporcionando aos atletas uma experiência única e desafiadora, em alguns dos cenários mais emblemáticos do concelho.
Já na prova IRONMAN 70.3, a corrida das profissionais femininas – a vencedora foi Lizzie Rayner (UK), que repetiu o feito, já tinha vencido em Cascais, em 2024. Robin Lemercier foi o vencedor da competição masculina na mesma distância.

Cinco mil participantes de 95 países
Cascais voltou assim a ser o epicentro da resistência humana, acolhendo mais uma edição do IRONMAN Portugal-Cascais, a derradeira prova europeia do circuito mundial IRONMAN e IRONMAN 70.3. Com 5.000 participantes de 95 países, este é o maior evento de triatlo em Portugal e o terceiro com mais inscritos no circuito mundial da marca. Portugal volta a ser a nacionalidade mais representada, com centenas de atletas nacionais entre os participantes — incluindo 2.777 estreantes que se aventuraram, pela primeira vez, num dos maiores desafios de endurance do planeta.
Na manhã de dia 18, as provas tiveram partida na Praia da Ribeira e chegada na Baía de Cascais, percorrendo alguns dos cenários mais emblemáticos do concelho. O IRONMAN de longa distância inclui 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida, enquanto o IRONMAN 70.3 contemplou 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Na prova rainha, IRONMAN, Jannik Hollmann (GER) e Marit Lindemann (GER) foram os grandes vencedores.