• Quarta-feira, 4 Fevereiro 2026

Entrega das candidaturas para a 4.ª edição do Prémio Poesia Oeiras termina 5.ª feira

Reconstrução facial do rei D. Dinis pode ser testemunhada no Mosteiro de Odivelas DR

Termina esta quinta-feira o prazo para a entrega das candidaturas para a 4.ª edição do Prémio Poesia Oeiras, que homenageia D. Dinis I. A poesia volta, assim, a estar em destaque em Oeiras com este prémio que celebra a criação poética em língua portuguesa e está aberto a autores naturais dos países da CPLP, reforçando a ligação cultural e literária que une o espaço lusófono.

Nesta edição, o poeta homenageado é D. Dinis (1261–1325), rei trovador e grande impulsionador das artes e da palavra escrita, cuja obra poética permanece como um dos alicerces da literatura em português. Com um valor total de 25.000 euros em prémios, o Prémio Poesia Oeiras distingue duas modalidades: a Consagração, que atribui 20.000 euros a uma obra de poesia publicada em 2024 num dos países da CPLP, e a Revelação, que contempla 5.000 euros e a publicação da obra vencedora, destinada a autores de obras inéditas.

D. Dinis I reinou quase 46 anos

Sexto Rei de Portugal e um dos monarcas mais influentes da história do País, D. Dinis I (1261–1325)  conhecido como o "Lavrador" ou o "Rei Poeta". O seu reinado de quase 46 anos foi fundamental para a consolidação da identidade nacional e a modernização do Estado. 

Fundou em 1290 o primeiro Estudo Geral em Lisboa, que mais tarde seria a Universidade de Coimbra. Foi o primeiro rei português a saber ler e escrever, tendo composto cerca de 173 cantigas trovadorescas. Língua Portuguesa: Decretou que o português, e não o latim, passasse a ser a língua oficial dos documentos da chancelaria real. Uma das suas medidas mais conhecidas foi quando ordenou a plantação (ou expansão significativa) do Pinhal de Leiria para proteger as terras agrícolas do avanço das areias e fornecer madeira para a construção naval. 

Recorde-se que a reconstrução facial do rei D. Dinis foi apresentada, no dia 7 de janeiro de 2025, no âmbito da cerimónia de apresentação das comemorações do VII centenário da morte do Rei D. Dinis, no Mosteiro de São Dinis e São Bernardo de Odivelas. Foi obtida através de impressão 3D, executada na Liverpool John Moores University FaceLab, sob coordenação científica da antropóloga Eugénia Cunha, da Universidade de Coimbra.

Artigo Anterior
Câmara de Sintra reúne com…
Artigo Seguinte
Rivelino Sousa reforça AD Oeiras

Relacionados