• Quarta-feira, 4 Fevereiro 2026

"Dar voz para Proteger" em Cascais

Nós Somos a Rede

Criar espaços de diálogo seguro é essencial para prevenir a violência sexual contra crianças e jovens. Falar, ouvir e agir são passos fundamentais para quebrar o silêncio e proteger quem é mais vulnerável, sobretudo quando sabemos que uma em cada cinco crianças são vítimas de abuso sexual.

Nós Somos a Rede

Foi com base neste enquadramento que o Teatro Debate STOP NOW foi apresentado no Centro Cultural de Cascais, no passado dia 23 de janeiro, contando com a presença de Pedro Morais Soares, Vereador da Coesão Social e Territorial, bem como dos parceiros institucionais e entidades envolvidas no desenvolvimento da campanha.

Ao longo do espetáculo, 24 alunos deram voz a temas como o consentimento, a confiança, o abuso em contexto familiar, o dilema de contar ou não contar e os riscos do mundo digital, reforçando uma mensagem essencial: o online é real e o silêncio continua a proteger o agressor.

Este projeto, promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais e desenvolvido em contexto curricular no Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo com a parceria do Teatro Umano, em articulação com a PSP, a APAV e a Saúde Escolar, recorreu ao teatro social como ferramenta de prevenção, capacitando os jovens para reconhecer sinais de alerta, questionar comportamentos e agir.

Nós Somos a Rede

O espetáculo terminou, mas a responsabilidade mantém-se. Estes alunos são hoje, agentes ativos de sensibilização, lembrando-nos de que proteger as crianças é um compromisso coletivo e contínuo e que é uma responsabilidade de todos nós dizermos STOP NOW a qualquer ato de violência contra crianças e jovens.

Artigo Anterior
Paredões de Cascais continuam interditos
Artigo Seguinte
Max Scholze reforça lado direito…

Relacionados