
A Câmara de Cascais vai comprar o velhinho cinema Atlântida-Cine, junto à estação de comboios de Carcavelos, depois de ter fechado as portas em 2024. Nessa altura, os proprietários fecharam o espaço com o pretexto que seria temporário mas a verdade é que nunca mais abriu. Agora, surge uma luz ao fundo do túnel. A autarquia chegou a um acordo com os proprietários para a aquisição do espaço e do recheio, incluindo mobiliário e equipamentos, num valor que ronda os 600 mil euros.
O primeiro filme, recorde-se, foi passado em 1982, num espaço fundado por Fausto Semedo, sito na cave do Centro Comercial de Carcavelos. Mais tarde, ficou conhecido como o “cinema junto à estação” e exibia tanto filmes atuais como clássicos. Só fechava às terças-feiras e mantinha em cartaz as estreias mais recentes. O filme que marcou o adeus do Atlântida-Cine foi “A Natureza do Amor”, de 2023, que esteve em exibição até 29 de maio de 2024.
Cascais, recorde-se, teve várias salas de cinema como eram os casos do São José, Impala, Oxford, Miramar, Cascais Villa, Atlântida Cine, Parque Oceano, entre outras, hoje para ir ao cinema no concelho existe o Cascaishopping. Para breve, está marcado o regresso do Atlântida-Cine.