• Sábado, 1 Novembro 2025

CERCIOEIRAS lança livro que desafia estigmas sobre a deficiência

A CERCIOEIRAS, Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade CRL, comemora 50 anos de missão com o lançamento do livro inVISÍVEIS – Histórias de Banda Desenhada Que Desmistificam Preconceitos sobre a Deficiência, uma antologia inédita que reúne alguns dos mais talentosos autores da banda desenhada contemporânea portuguesa. A obra será apresentada no Festival Amadora BD, no dia 2 de novembro, às 17h20.

O livro conta seis histórias de banda desenhada, com seis olhares artísticos distintos, mas com o mesmo compromisso: a inclusão e a empatia. Cada narrativa mergulha em experiências que cruzam a vivência da deficiência com a missão transformadora da CERCIOEIRAS, dando corpo a histórias que refletem sobre barreiras sociais, invisibilidades e a urgência de construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Coordenado por Hugo Pinto, que é também um dos autores, o livro conta com histórias assinadas por Daniel Maia, Joana Afonso, Luís Louro, Osvaldo Medina, Paulo J. Mendes, Ricardo Santo e Susana Resende, e tem capa original de Jorge Coelho.

“A banda desenhada tem um poder único para emocionar, ensinar e transformar. Este livro é um projeto, no mínimo, inovador, já que nada semelhante foi feito até à data por uma instituição como a CERCIOEIRAS. É uma obra coletiva que convida à reflexão sobre as várias formas de viver e perceber a deficiência, com um olhar crítico sobre os estereótipos, as barreiras e os preconceitos que ainda hoje condicionam a forma como a deficiência é entendida e representada.”, sublinha Hugo Pinto, coordenador do projeto.

Mais do que um livro de banda desenhada, inVISÍVEIS é uma celebração do direito à diferença e da força da diversidade. Entre o traço e a palavra, a antologia pretende provocar diálogo, interpelar mentalidades e reforçar o papel da arte como uma ferramenta de transformação social que permite quebrar estigmas e tornar visíveis realidades tantas vezes ignoradas. Olivro inVISÍVEIS estará disponível a partir do dia 24 de outubro no Festival Amadora BD – nos stands A SEITA e Kingpin Books – assim como em livrarias selecionadas, com um valor de 14,90€.

Os pedidos de aquisição podem também ser efetuados através do site da CERCIOEIRAS. A totalidade da receita reverte para apoiar a missão da CERCIOEIRAS.

Artigo Anterior
Grávida de 38 anos morre no Amadora-Sintra
Artigo Seguinte
Sintra Trail Cruz Alta realiza-se a 2 de novembro

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Local | 2025