• Sábado, 25 Outubro 2025

Cascais tem nova Unidade de Saúde e Medicina Legal

A nova Unidade de Saúde de Cascais e a Unidade de Medicina Legal e Forense foram inauguradas esta segunda-feira, 13 de outubro de 2025, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC), Carlos Carreiras, da Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, e do próximo presidente da CMC Nuno Piteira Lopes.

DR

Localizado no antigo edifício dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Cascais (SMAS) — entre a Avenida do Ultramar e a Avenida 25 de Abril — o novo polo de saúde já está a funcionar em pleno.

O investimento total foi de 8,3 milhões de euros, sendo 3,07 milhões financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o restante suportado pela autarquia. O projeto reflete o compromisso do município em melhorar o acesso aos cuidados de saúde e reunir, num só espaço, várias respostas para a população.

DR

A nova unidade integra a USF Vila, a UCSP Cascais e a URAP Cascais, oferecendo consultórios médicos e de enfermagem, salas de tratamento e várias consultas especializadas, como Saúde Oral, Psicologia e Nutrição, além de serviços administrativos.

O edifício acolhe ainda a nova Unidade de Medicina Legal e Forense, que substitui as antigas instalações do Cemitério da Guia. O espaço foi concebido para responder às atuais exigências técnicas e humanas da investigação forense, com condições modernas e adequadas à prática médico-legal.

Mais do que uma nova infraestrutura, este projeto resulta de uma parceria entre o Município de Cascais e o Estado Central, reforçando a aposta numa rede de cuidados de saúde moderna, próxima e acessível a todos os cidadãos.

RICARDO PINHEIRO JORGE

Artigo Anterior
Centro Cultural Malaposta recebe "A Ratoeira"
Artigo Seguinte
Oeiras recebe 31ª Mostra de Teatro com 25 espetáculos gratuitos

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Local | 2025