A nova Unidade de Saúde de Cascais e a Unidade de Medicina Legal e Forense foram inauguradas esta segunda-feira, 13 de outubro de 2025, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC), Carlos Carreiras, da Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, e do próximo presidente da CMC Nuno Piteira Lopes.

Localizado no antigo edifício dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Cascais (SMAS) — entre a Avenida do Ultramar e a Avenida 25 de Abril — o novo polo de saúde já está a funcionar em pleno.
O investimento total foi de 8,3 milhões de euros, sendo 3,07 milhões financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o restante suportado pela autarquia. O projeto reflete o compromisso do município em melhorar o acesso aos cuidados de saúde e reunir, num só espaço, várias respostas para a população.

A nova unidade integra a USF Vila, a UCSP Cascais e a URAP Cascais, oferecendo consultórios médicos e de enfermagem, salas de tratamento e várias consultas especializadas, como Saúde Oral, Psicologia e Nutrição, além de serviços administrativos.
O edifício acolhe ainda a nova Unidade de Medicina Legal e Forense, que substitui as antigas instalações do Cemitério da Guia. O espaço foi concebido para responder às atuais exigências técnicas e humanas da investigação forense, com condições modernas e adequadas à prática médico-legal.
Mais do que uma nova infraestrutura, este projeto resulta de uma parceria entre o Município de Cascais e o Estado Central, reforçando a aposta numa rede de cuidados de saúde moderna, próxima e acessível a todos os cidadãos.
RICARDO PINHEIRO JORGE
