
Portugal já definiu a sua comitiva para o Campeonato do Mundo Sénior de Karaté 2025, que decorrerá no Cairo, Egito, entre os próximos dias 27 e 30. Esta competição constitui a fase final do campeonato mundial, que foi antecedida por uma fase de apuramento com duração de dois anos e um torneio de qualificação realizado em Paris, França. Determinaram-se desta forma os melhores atletas a participar nesta etapa decisiva.
A representação portuguesa contará com seis atletas, que irão competir nas disciplinas de Kata, Kumite, e um outro em Para-Karaté:
- Kata Feminino: Ana Cruz (GMD Manique de Baixo)
- Kata Masculino: Artur Neto (Tokui Dojo)
- Kumite Feminino: Catarina Rodrigues (Sporting) e Ana Oliveira (GC Vilacondense)
- Kumite Masculino: Joaquim Mendes (GC Vilacondense) e Tiago Duarte (Sporting)
- Kata Para-Karaté: António Pereira (CAM Guarda)
Os atletas serão acompanhados pelos selecionadores Jorge Peixeiro, Nuno Moreira e Paulo Vilela, responsáveis pela preparação estratégica e técnica da equipa nacional.
A Associação Ippon Karate Portugal estará representada através dos seus clubes de Cascais, Grupo Musical e Desportivo 31 Janeiro Manique de Baixo, Sintra, Tokui Dojo e do emblemático Sporting CP. Por sua vez, o CPK – Centro Português de Karaté contará com a presença do GC Vilacondense, que integra dois dos apurados. Já a KPS – Karate-Do Portugal Shotokan, está representada pelo atleta para-karaté, António Pereira.
Nesta fase final, os melhores karatecas do mundo irão competir nas provas de Kata e Kumite, prometendo trazer ao Egito um espetáculo de elevado nível técnico e competitivo. A seleção portuguesa parte com ambição e foco, determinada a alcançar resultados de mérito no maior palco mundial da modalidade.
RICARDO PINHEIRO JORGE