
A Câmara Municipal de Sintra decidiu que o EcoCentro previsto para Vale Flores, na União das Freguesias de Sintra, não vai ser construído neste local, após críticas dos moradores, estando por decidir uma nova localização.
Em resposta à agência Lusa, a autarquia salientou que o novo executivo camarário (PSD/IL/PAN) “ouviu as críticas feitas pelos moradores ao projeto aprovado pela anterior câmara socialista, que consideram inaceitável um EcoCentro anexo a um parque infantil e a uma urbanização, sem esquecer o impacto negativo da circulação de camiões e o prejuízo para o bem-estar dos residentes”.
A CMS assegurou ainda que a obra, no valor de 640 mil euros, vai ser construída noutro local, em articulação com os Serviços Municipalizados de Sintra (SMAS), sem indicar onde.
Na sua página na internet, a autarquia afirmou que, “em breve, será anunciado um novo projeto para o espaço” em Vale Flores.
“O executivo garante ainda que futuros EcoCentros no concelho nunca serão colocados junto a urbanizações ou parques infantis", acrescentou a CMS.
Previsto pelo menos desde 2020, a construção do Ecocentro de Vale Flores pretendia aumentar a recolha seletiva multimaterial, através da deposição ordenada dos resíduos valorizáveis num único local, e combater a deposição ilegal de resíduos.
Lusa