
A Câmara Municipal de Loures vai construir uma nova escola básica em Camarate, para substituir o atual equipamento, numa obra orçada em 20,3 milhões de euros, ainda sem calendarização definida.
Em comunicado, o município presidido pelo socialista Ricardo Leão explica que vai realizar na quarta-feira uma sessão pública nas instalações da Escola Básica de Camarate para apresentar o projeto de construção do novo equipamento.
A intervenção prevê a demolição do atual edifício e a construção de uma nova escola, que será organizada em dois edifícios principais - o escolar e um pavilhão desportivo -, além de haver uma “requalificação integral dos espaços exteriores”.
“O edifício escolar terá dois pisos, adaptados à morfologia do terreno. O piso 0 concentra as áreas administrativas e de uso público, incluindo secretaria, direção, gabinetes, biblioteca, espaços para docentes e assistentes operacionais, salas especializadas e espaço de multideficiência”, indica-se na nota.
Já no piso 1 estão previstas 35 salas de aula, salas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), espaços para cursos de educação e formação, bem como refeitório, cozinha, áreas de lazer e serviços de apoio, como reprografia e papelaria.
Por seu turno, o pavilhão desportivo será um edifício de um único piso, organizado em três áreas distintas - a zona desportiva, os balneários e o ginásio -, sendo concebido tanto para a comunidade escolar como para a população local.
Atualmente, a Escola Básica de Camarate acolhe 613 alunos, distribuídos por 26 turmas.
De acordo com o município, apesar das várias tentativas de recuperação ao longo dos anos, concluiu-se que as infraestruturas existentes não reúnem condições para reabilitação, tendo sido decidida a sua demolição.
Lusa
