
A Banda do Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio de Tires, de Cascais, é uma das 33 bandas, provenientes de todo o país, que vai marcar presença no 12º Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas.
Este evento, integrado nas comemorações da Restauração da Independência de Portugal, realiza-se no dia 1 de dezembro, a partir das 15h, na Avenida da Liberdade.
“Mais de 1.500 músicos, vindos de todo o país — dos Açores ao Algarve, do Minho ao Alentejo — vão descer a Avenida ao som das marchas que ecoam a alma portuguesa, num desfile que celebra a Independência Restaurada e o papel cívico e formativo das nossas bandas filarmónicas.”, lê-se na apresentação.
Além da Banda do 1º Maio Tires, a representação da Grande Lisboa contará com mais duas formações: Banda da Força Aérea e Banda Filarmónica da Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos.
A concentração está marcada para as 14h30, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, seguindo o percurso até aos Restauradores, onde, por volta das 16h30, terá lugar a aguardada Apoteose Final: uma interpretação conjunta como uma única e grandiosa orquestra dos três hinos nacionais: Hino da Maria da Fonte, Hino da Restauração e “A Portuguesa” na sua versão integral cantada.
O evento será transmitido em direto pela RTP1, levando o espírito das filarmónicas e o valor do seu legado histórico a todo o país.