• Sexta-feira, 19 Dezembro 2025

Aumentam denúncias na PJ de chamadas falsas com indicativo nacional

DR

São já inúmeras as denúncias recebidas pela Polícia Judiciária (PJ) de cidadãos que recebem chamadas falsas com indicativo nacional. Em alerta divulgado nas redes sociais a autoridade revela que "no decorrer do piquete de hoje [quarta-feira], a PJ já recebeu várias denúncias de cidadãos a reportar a situação. Quando pensamos que um número nacional que nos contacta pode reduzir a margem de perigosidade criminal ou associamos, no máximo, a abordagens comerciais indesejáveis, não estamos a ver tudo. O foco é novo: o indicativo nacional está a ser usado como isca criminal". A PJ alertou

Segundo a autoridade, a abordagem passa pela "identificação falsa em nome da PJ", além de uma "menção específica de que os dados pessoais do cartão de cidadão, visado na chamada, foram usurpados e utilizados para branqueamento de capitais".

Os suspeitos intimidam, então, a vítima "por via de um hipotético ‘mandado de detenção’, em nome do destinatário do contacto", sendo que "a última ‘tacada’" é uma "gravação a dar comandos para carregar numa tecla armadilhada".

Artigo Anterior
“O Cravo e a Rosa”,…
Artigo Seguinte
Sorteio de Natal dos Bombeiros…

Relacionados