
São já inúmeras as denúncias recebidas pela Polícia Judiciária (PJ) de cidadãos que recebem chamadas falsas com indicativo nacional. Em alerta divulgado nas redes sociais a autoridade revela que "no decorrer do piquete de hoje [quarta-feira], a PJ já recebeu várias denúncias de cidadãos a reportar a situação. Quando pensamos que um número nacional que nos contacta pode reduzir a margem de perigosidade criminal ou associamos, no máximo, a abordagens comerciais indesejáveis, não estamos a ver tudo. O foco é novo: o indicativo nacional está a ser usado como isca criminal". A PJ alertou
Segundo a autoridade, a abordagem passa pela "identificação falsa em nome da PJ", além de uma "menção específica de que os dados pessoais do cartão de cidadão, visado na chamada, foram usurpados e utilizados para branqueamento de capitais".
Os suspeitos intimidam, então, a vítima "por via de um hipotético ‘mandado de detenção’, em nome do destinatário do contacto", sendo que "a última ‘tacada’" é uma "gravação a dar comandos para carregar numa tecla armadilhada".
