
Na próxima quinta-feira, 16 de outubro, pelas 11h, a Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha, vai receber “Aula Contra o Bullying”, uma iniciativa organizada pela Giotto, em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC), que pretende promover um momento de debate, reflexão e partilha, falando abertamente do impacto do bullying e do papel da arte como ferramenta de inclusão e empatia.
A sessão, que antecipa a celebração do Dia Mundial de Combate ao Bullying (20 de outubro), vai reunir docentes do estabelecimento de ensino, especialistas do IAC e também os três embaixadores do projeto “Todos Pintamos Contra o Bullying”: Mimicat, vencedora do Festival da Canção, Márcia Lopes, coreógrafa, e Oker, artista urbano que se juntamà conversa para transmitirem as suas perspetivas sobre as questões de bullying, incentivando à promoção da cultura, arte e processos de criação enquanto catalisadores para uma comunidade escolar mais unida, saudável e inclusiva.
O “Todos Pintamos Contra o Bullying” é um projeto criado por Márcia Lopes, coreógrafa e embaixadora da Giotto que sofreu de bullying em criança e hoje usa a dança como forma de expressão e superação.

Este encontro tem como objetivo revelar o panorama atual nas escolas, fazer um ponto de situação do projeto “Todos Pintamos Contra o Bullying” e contar com a visão especializada de dois elementos do IAC.
Na iniciativa marcam presença também Mercè Florensa, diretora de marketing da Fila Iberia, Manuel Ataíde Coutinho, presidente do IAC e Anabela Reis, responsável de Marketing, Comunicação e Projetos do IAC. Mimicat, Márcia Lopes e Oker juntam-se também à conversa para transmitirem as suas perspetivas sobre as questões de bullying, incentivando à promoção da cultura, arte e processos de criação enquanto catalisadores para uma comunidade escolar mais unida, saudável e inclusiva.
O projeto “Todos Pintamos Contra o Bullying” já envolveu mais de 25 mil alunos de todo o país, procurando promover um ambiente escolar mais seguro e com mais respeito por todos. Lançado em 2024 pela Giotto em parceria com o IAC, o projeto promove sessões especiais para escolas – professores e alunos –, disponibilizando ainda sessões gratuitas para famílias, como vai acontecer no dia 20 de outubro. A iniciativa conta, habitualmente, com a presença de profissionais do IAC (psicólogos, juristas, sociólogos e especialistas em “envolvimento parental”, entre outros).
“A Giotto acompanha os portugueses há cerca de 40 anos. Alguns dos alunos que utilizaram os nossos produtos hoje são pais, cujos filhos repetem os mesmos passos, sempre com a confiança da nossa marca”, começa por afirmar Mercè Florensa, diretora de marketing da Fila Iberia. “Por isso mesmo, queremos ir mais longe, garantindo que as próximas gerações crescem num ambiente escolar seguro, mais feliz e mais inclusivo, onde a diferença é celebrada. Acreditamos que a arte é um elemento aglutinador e que juntos podemos construir uma sociedade com menos casos de bullying”, conclui.

São mais de 25 mil as crianças e jovens, de todo o país, que já assistiram às sessões de sensibilização promovidas pela Giotto em parceria com o IAC. O projeto “Todos Pintamos Contra o Bullying” já envolveu, desde 2024, mais de mil escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos através de concursos criativos de ilustração e dança. Neste ano letivo, o plano de sensibilização inclui também sessões dedicadas a docentes, educadores de infância e famílias, com convidados que partilham testemunhos e conselhos.