
Integrada no Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas de Cascais (PA3C2) e no Plano Municipal de Ação Climática de Cascais (PMAC2) e com dez iniciativas com financiamento total de 50 mil euros, já está em marcha a 3.ª edição do Fundo AdaptCascais, uma iniciativa da autarquia de Cascais.
Em 2025, o Fundo AdaptCascais dispõe de uma dotação global de 50.000 euros, permitindo apoiar dez projetos, com um financiamento máximo de 5.000 euros por iniciativa. O fundo destina-se a apoiar organizações locais na implementação de projetos de adaptação e mitigação climática, com impacto direto na comunidade e valorização do conhecimento local.
“Conseguimos duplicar a verba este ano e estamos preparados para enfrentar os problemas climáticos. Uma comunidade onde nós próprios somos mais resilientes e procuramos juntos, entregar a melhor resposta possível”, salientou Nuno Piteira Lopes. O evento incluiu ainda a apresentação dos projetos apoiados, conduzida por João Dinis, diretor do Departamento de Ação Climática da Cascais Ambiente, bem como momentos de partilha de experiências entre entidades beneficiárias das edições atual e anteriores.
Reconhecido internacionalmente como uma boa prática de governança para a sustentabilidade local, o Fundo AdaptCascais já apoiou dezenas de projetos nas edições de 2021 e 2023, envolvendo associações, organizações e ONGs do concelho.