
A freguesia de Alcabideche assinalou, esta quinta-feira (22/1), o seu 185.º aniversário, com um conjunto de iniciativas comemorativas que envolveram momentos solenes, culturais e de reconhecimento à comunidade. As celebrações tiveram início às 19h00, com a Solenidade de São Vicente, realizada na Igreja Matriz de Alcabideche, reunindo a população e entidades locais num momento de carácter religioso.

O Auditório de São Vicente, eguidamente, acolheu a Sessão Solene Comemorativa, que começou com uma abertura de dança protagonizada pela professora Michele. Seguiram-se os discursos institucionais do presidente da Assembleia de Freguesia, Rui Paulo Costa, do presidente da Junta de Freguesia, José Filipe Ribeiro, e do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes.

Durante a cerimónia foram entregues medalhas de mérito a personalidades e entidades que se destacaram em diversos setores, nomeadamente desporto, cultura, educação e serviços distintos, entre outros. Houve ainda lugar à homenagem a funcionários da junta de freguesia com mais anos de serviço, reconhecendo o seu contributo e dedicação à freguesia.

O momento cultural ficou marcado pela atuação de um grupo da Escola de Música Michel Giacometti, que apresentou o tema “Pôr do Sol”, dos Vizinhos, com uma adaptação especial da letra: “Se achas Lisboa grande, Alcabideche ainda é maior”. As comemorações encerraram com a entoação do Hino Nacional e o tradicional “Parabéns”, num ambiente de celebração e orgulho pela história e identidade de Alcabideche.
RICARDO PINHEIRO JORGE

JFA